Há contradições acerca de sua origem, mas elas são muito antigas e comemoradas em vários países.
Não sei precisar desde quando elas passaram a ter um cunho religioso, porque nas pesquisas que fiz há muitas contradições, mas o fato é que hoje elas são uma homenagem aos principais santos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Elementos culturais de vários países foram se juntando a aspectos culturais brasileiros nas diversas regiões do país, e tomaram características particulares em cada uma delas.
Mas tradicionalmente elas são comemoradas com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto, fogueira, bandeirinhas, brincadeiras, muita música e diversão!
Até hoje nunca ouvi alguém falar que não gosta de festa junina. Elas são tão gostosas quanto divertidas. Acho que a única que não gosta muito disso é a Cacau, minha cachorrinha, que quase morre de medo dos fogos, também muito típicos, principalmente nos dias dos santos.
Com certeza ela não é a única, muitos animais devem sofrer nessa época!heuhe
Agora que tal organizar uma festinha típica bem criativa? Antes vão algumas dicas:
- Organize a mesa com muuuuita comida. De preferência separe o doce dos salgados. Fique atento para não faltar comida salgada! Geralmente as guloseimas doces fazem mais sucesso, nos preocupamos mais com elas e no fim falta comida salgada. Já aconteceu comigo!
O cardápio pode ser variadíssimo, mas não esqueça o que não pode faltar:
Paçoquinha, pé-de-moleque, amendoim doce e salgado, maria mole, bolos, canjica, cachorro quente, pipoca doce e salgada, chocolate quente, vinho quente, quentão, cural, milho cozido, pamonha, cocada.
- Grave um cd com músicas típicas. Conheça algumas:
- Não esqueça as bandeirinhas! Geralmente são feitas com papel de seda, mas você também pode economizar e aproveitar jornais e revistas velhos para fazê-las.
- Organize algumas brincadeiras e uma quadrilha para deixar a festa mais animada.
Veja como organizar e puxar a quadrilha:
Sugestão de algumas brincadeiras:
Pescaria, corrida do saco, tiro ao alvo, corrida com o ovo na colher, pau de sebo, dança da laranja, concurso do casal mais “bem vestido”, acertar o rabo do porco com os olhos vendados, cadeia, correio elegante.
- Se tiver espaço, faça uma fogueira. Esquenta e deixa a festa ainda mais típica! Cuidado na hora de acender e com as crianças por perto.
- Não acho legal exigir, mas sugira aos seus convidados irem vestidos a caráter. A festa fica mais divertida e entra ainda mais no clima. Faça um concurso do mais bem vestido da noite para incentivar os caipiras!
- Eles fazem parte e tudo bem ter, mas cuidado com os fogos! Cuidado na hora de estourar, e também para não exagerar! Barulho demais incomoda os convidados. Se tiver crianças e animais no local, evite ainda mais. Eles se assustam e sofrem coitados!
Vejam as ideias que encontrei para deixar a tradição com uma carinha diferente:
Reparem que usando coisas simples como chapéu de palha, milhos, pipoca, tecido xadrez, bandeirinhas, palha, entre outros, podemos criar uma decoração bem criativa!
Gostaram?? Comentem!
Enviem sugestões para senhorgrude@senhorgrude.com.br
Bjos!!