sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CHITA

Olá gente!!
Demorou pra sair um novo post, mas saiu!hehe
Quem gosta de cor vai se deliciar com ele. O tema hoje é: CHITA!
Eu particularmente sempre gostei desse tecido, e das muitas utilidades que ele pode ter.
Sua característica principal são suas estampas de cores fortes, geralmente florais. Suas tramas são simples, e a estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.
As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.
O nome chita vem do sânscrito chintz e surgiu na Índia Medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.
Ela veio pra cá com os europeus a partir de 1800, e depois de um tempo passou a ser produzida aqui também, o que barateou muito seu custo, tornando-a um tecido popular.
Hoje ela é muito utilizada em festas populares, como nas festas juninas, mas ganhou muito espaço na decoração, moda, arte e palcos.
Já vi muita coisa legal feita com chita, em todos esses campos. Selecionei algumas coisas que encontrei na net p/ mostrar pra vcs.


















Aproveitem gente! Além de dar um up e encher de cor qualquer ambiente, a chita é super barata. Lembro que comprei uma vez que fiz uma festa junina lá em casa, e não me recordo direito, mas acho que não passava de R$ 10,00 o m².

Gostaram do post?? Comentem!
Bjos!!

2 comentários:

  1. Tenho fases chita... A vantagem é que é barata. Faço mil coisas com esse tipo de tecido, depois dou um tempo... Estou nessa fase de dar um tempo, mas esse seu post fica me atiçando a vontade de recomeçar,rsrsrsrs
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Passando e deixando um carinho...
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir